BLOG

Categoria:

O TOEFL ITP nas escolas bilíngues

Como o teste TOEFL ITP comprova seu nível de inglês para se adequar às diretrizes para o ensino bilíngue

 

Desde 2020, os professores de inglês do Brasil agregaram uma nova missão ao alcance de sua profissão: contribuir para a formação de alunos bilíngues.

Nos últimos anos, estamos presenciando mudanças significativas no cenário da educação em todas as regiões do Brasil. Um número cada vez maior de escolas passaram a oferecer ensino bilíngue para os alunos desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Dado esse crescimento do número de instituições repensando e reformulando seus currículos para se adequar ao mercado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) identificou a necessidade de estabelecer padrões e protocolos para orientar e adequar as práticas pedagógicas dessas escolas. Afinal, uma missão ambiciosa como a formação de alunos bilíngues demanda uma estruturação e uma sistematização de requisitos e processos para garantir resultados de aprendizado eficazes e comprovados.

Temos aqui duas palavras-chave: eficaz e comprovado.

E são essas palavras-chave que abrem as portas para nossa reflexão de hoje: a necessidade de comprovação de nível de proficiência e o TOEFL ITP.

Como você já deve saber, os testes TOEFL ITP — assim como o teste TOEFL iBT — já são utilizados por mais de 2.500 instituições ao redor do mundo.

Sabe qual é o interesse desse número enorme de instituições pelos testes TOEFL ITP? Um score TOEFL serve como um selo de qualidade e de comprovação das habilidades comunicativas de todos os falantes de inglês não nativos que realizam o teste.

Retomando as palavras-chave acima, ao realizar um teste TOEFL ITP, você está utilizando uma ferramenta de medição do seu nível que é eficaz e que independe da abordagem ou metodologia segundo a qual você aprendeu inglês. Além disso, você não receberá uma nota para aprovar ou reprovar suas habilidades, mas, sim, para comprovar seu nível. O propósito é representar o seu nível em uma escala reconhecida internacionalmente — o Quadro Comum Europeu de Referência (CEFR).

E de que forma isso se relaciona com as escolas bilíngues?

Segundo a proposta de regulamentação das escolas que ofertam ensino bilíngue, existe um requisito de comprovação de nível mínimo tanto para os professores quanto para os alunos.

Para os alunos que chegam ao final do 6º Ano do Ensino Fundamental, espera-se que 80% deles comprovem o nível A2 no CEFR.

Para os alunos do 9º Ano, espera-se que 80% deles comprovem o nível B1 no CEFR.

E, ao término do 3º Ano do Ensino Médio, espera-se que os alunos comprovem nível B2 no CEFR.

Só com essas regulamentações, já podemos perceber a movimentação das escolas bilíngues em busca de parcerias com agências e centros aplicadores de testes internacionais, com o objetivo de adotar uma métrica da qualidade de seu ensino e dos resultados de seus currículos. Muitas escolas de educação básica já adotam os testes da TOEFL Family of Assessments para essa finalidade.

Logo, os professores de inglês que desejam atuar em escolas bilíngues deverão saber integrar aos currículos das escolas orientações e práticas relacionadas à realização desses testes. Para isso, será de grande importância o professor ter familiaridade e experiência própria com o sistema de testes adotado pela instituição.

Porém, não basta apenas conhecer o teste para transmitir noções ou dicas aos alunos de como eles podem se sair bem nas certificações de nível. O professor, para atuar nessas escolas, precisará, também, comprovar com uma certificação internacional, o nível mínimo de B2 no CEFR.

Você sabia disso?

Pois é, essa nova missão dos professores de inglês demanda um upgrade em seus currículos e em suas caixas de ferramentas.

Alinhados com esse cenário atual e com as demandas do mercado educacional, a equipe pedagógica da MasterTest Educational desenvolveu um ponto de encontro para os professores de inglês. Com o curso MasterTeacher, você tem a oportunidade de se atualizar nesse momento da educação no Brasil de duas formas:

  • conquistando pela primeira vez — ou atualizando — a sua certificação de proficiência internacional;
  • agregando ao seu currículo a credencial para atuar em escolas bilíngues que adotam a TOEFL Family of Assessments como ferramenta pedagógica.

No nosso site, você pode conhecer melhor a respeito do MasterTeacher e os componentes do curso, assim como as possibilidades que o curso oferece de você, depois, poder exibir o seu próprio score com o selo de qualidade TOEFL e também o seu ID de membro da comunidade de professores especialistas em cursos preparatórios TOEFL ITP.

Lá no começo do post, nós já começamos falando sobre uma nova missão para os professores brasileiros, como se já não houvesse tanto trabalho pela frente, não é mesmo?

Pois é, mas nós, da MasterTest Educational, sempre estamos pensando em como ajudar tanto os alunos — a desenvolver suas competências em língua inglesa — quantos os professores — a avançar em suas carreiras com nossas certificações.

Sabe por quê?

Porque nós valorizamos muito a sua missão de ensino de língua estrangeira e de formação de cidadãos do mundo.

Então, se valorize também. No mês dos professores, dê um presente a você mesmo com um boost no seu currículo, conquistando sua certificação internacional e se credenciando como MasterTeacher.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados

plugins premium WordPress

Olá, visitante

Compre seu teste hoje!

Pesquisar
Close this search box.

Busca