Professor, você já passou por esta situação?
Você abre seu WhatsApp ou DM do Instagram e ali tem a mensagem de um aluno, dizendo assim:
“Eu quero fazer o TOEFL e estou procurando um curso preparatório. Você dá aulas de preparação para fazer o teste?”
Se você já trabalha com nossos testes, sua resposta é fácil: “Claro que posso te ajudar, querido aluno!”
Caso você nunca tenha dado aulas de preparatório para os testes TOEFL antes, talvez você deseje responder Sim! para ajudar esse aluno e para desenvolver essa competência no seu portfólio.
Mas e aí? Por onde começar?
“Eita! Eu mesmo nunca fiz o TOEFL. E agora?”
“Como é a estrutura do teste? O que é avaliado?”
“Quanto tempo dura a prova?”
“O que meu aluno precisa saber até o dia da prova?”
Don’t panic! First things first!
Justamente, o melhor ponto de partida para você, antes mesmo de começar a planejar qualquer aula, é conhecer o teste TOEFL. Nesse caso, vai ser importante investigar com o aluno que chamou você: ele ou ela viu um edital que tem um score TOEFL como requisito — TOEFL ITP ou TOEFL iBT?
É TOEFL ITP. Legal!
E agora: É o Level 1 ou Level 2?
Essas respostas vão direcionar ainda melhor seu planejamento. O próximo passo é você ter muita clareza sobre estes pontos:
- habilidades avaliadas
- níveis avaliados
- modalidades oferecidas (presencial e/ou remota)
- estrutura do teste
- número de questões
- tempo para responder
- teor das questões
- instruções para inscrição e agendamento
Aí sim você já vai ter informações básicas para orientar seu aluno, que provavelmente está ansioso para atingir uma boa pontuação no teste a fim de conquistar uma vaga para estudar no exterior.
Quando nós temos em mente que o TOEFL ITP não aprova nem reprova — apenas faz uma aferição do nível de proficiência em língua inglesa — isso nos ajuda a tranquilizar os candidatos também.
Outro norte importante para direcionar os estudos é lembrar-se do seguinte: que o TOEFL avalia a capacidade do aluno de utilizar a língua inglesa em um contexto acadêmico, em um cenário universitário.
Quais capacidades exatamente são necessárias para essas situações acadêmicas? Bem, justamente a capacidade de se comunicar em inglês e compreender conteúdos por meio das habilidades de:
- leitura (Reading)
- compreensão auditiva (Listening)
- uso adequado de padrões gramaticais (Structure and Written Expression)
- explicação e argumentação (Speaking)
Aqui você já tem uma ideia mais clara do que seu aluno precisa mostrar que é capaz de fazer em inglês em cada uma das seções do teste.
Sabendo desse escopo, a sua seleção de materiais — autênticos ou não — e recursos para planejar suas aulas será muito mais objetiva.
Mas, agora, querido professor: quer ouvir uma notícia que vai fazer você dar um suspiro de alívio?
Todas essas informações e orientações estão apresentadas no curso MasterTeacher! Este curso reúne tudo que conversamos acima em um único lugar. Ele foi desenvolvido especialmente com o objetivo de tornar você um professor especialista no teste TOEFL ITP e, assim, oferecer cursos preparatórios de alta qualidade para os seus alunos com a demanda de realizar o teste.
Ah, e lembra aquela preocupação? “Poxa, mas eu mesmo nunca fiz o TOEFL!” O curso também inclui a oportunidade de você conquistar a sua própria certificação também.
Ao final do curso MasterTeacher, você se torna um profissional de língua inglesa não só capacitado com acesso a recursos oficiais, mas também um professor credenciado para atuar em cursos preparatórios e em mais de 1.000 escolas por todo o Brasil que já são nossos Centros Aplicadores.
Venha fazer essa parceria com a Mastertest Educational se tornando um TOEFL expert!