(UFRN) Edital PPGIC nº. 01/2021 – pós-graduação em gestão da informação e do conhecimento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA
INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
EDITAL PPGIC Nº. 01/2021

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DA
INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO PARA INGRESSO EM 2021.2

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), torna pública a abertura das solicitações de inscrição para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, turma 2021.2 com base nas disposições regimentais e estatutárias da UFRN, na Resolução n.º 197/2013 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e em consonância com a Portaria n.20/2020 da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFRN que autoriza a realização de processos seletivos nos Programas de Pós- graduação desde que sem etapas presenciais respeitando as demais normas vigentes.

DO NÚMERO DE VAGAS

Neste processo seletivo do Programa serão oferecidas um total de 22 vagas. Destas, 15 (quinze) vagas serão destinadas para servidores ativos efetivos do quadro permanente da UFRN e 01 (uma) vaga será ofertada para servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN). As demais 06 (seis) vagas serão destinadas para demanda aberta de livre concorrência entre candidatos que não estejam vinculados às instituições nominadas anteriormente. Exige-se aos candidatos vinculados às instituições conveniadas a apresentação de Termo de Compromisso assinado (Anexo I) e o documento de autorização formal assinada pela chefia imediata (Anexo II), dando ciência da vinculação do servidor e comprometendo-se com as liberações necessárias.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHA DE PESQUISA

O curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento possui a área de concentração em Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea e as linhas de pesquisa:

  • Linha de Pesquisa 1 – Gestão, Comunicação e Uso da Informação:
    Gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, auditoria de ativos informacionais, curadoria de conteúdos, sistemas de informação, alinhamento estratégico e governança de TI; Segurança da Informação; Competência em informação, comportamento Informacional e Práticas informacionais; Redes Sociais, Acadêmicas e Sociotécnicas; Fluxos de informação nas organizações; gestão de processos de negócios (BPM); Modelos e ferramentas de inteligência de negócios aplicadas ao setor público; Inovação, Desenvolvimento de soluções específicas de inteligência competitiva e de negócios.

  • Linha de Pesquisa 2 – Organização, Mediação, Tecnologia:
    Estudos históricos, críticos, epistemológicos e aplicados da Biblioteconomia e da Ciência da Informação; Ética, política e regimes de informação; Direito à Informação; Democratização da Informação; Mediação da Informação e Mediação Cultural; Competência crítica em informação e Protagonismo Social; Memória social e Patrimônio Cultural; Cultura Informacional; Comunicação científica e Ciência Aberta; Estudos métricos da informação e Visualização da Informação; Humanidades Digitais; Tecnologias Digitais da Informação e do Conhecimento na sociedade contemporânea. Repositórios Digitais; Arquitetura da Informação Digital; Metadados e interoperabilidade em Sistemas de Informação; Organização da Informação e do Conhecimento.

DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será constituído por três etapas avaliativas:

1ª Etapa: Homologação das solicitações de inscrição. Esta etapa é eliminatória e consiste na verificação da documentação inserida durante a solicitação da inscrição. Não serão aceitas solicitações de inscrição sem a documentação requisitada, com apenas parte daqueles documentos que devem ser anexados em frente e verso com documentação incompleta ou que apresentem documentos ilegíveis, inválidos ou ilegítimos.

2ª Etapa: Análise e seleção do anteprojeto. Há duas modalidades de anteprojeto. A primeira consiste numa proposta de Projeto e/ou Protótipo de produtos, serviços, processos ou ambientes informacionais. Trata-se de um documento de intenção, simplificado, de realização de intervenção ou inovação administrativa da organização na qual se insere o candidato ou na sua prática profissional, objetivando melhoria de desempenho (aumento de eficiência, redução de custos, mudança social, etc.). A segunda modalidade de anteprojeto consiste em uma proposta de pesquisa empírica. Trata-se de um documento de intenção, simplificado, de realização de pesquisa com potencial de aplicação, inovação e aperfeiçoamento do desempenho organizacional. Ambos os documentos devem apresentar a seguinte estrutura:

3ª Etapa:  Arguição sobre o Anteprojeto. A Arguição sobre o Anteprojeto contemplará aspectos relacionados às motivações e interesses acadêmicos e profissionais do candidato referentes ao Curso de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, bem como será discutido seu anteprojeto.

Todos os candidatos serão arguidos por banca composta pelos mesmos membros da Comissão de Seleção. Antes do início da arguição caso haja conflito de interesse na participação de algum membro na avaliação do candidato, será acionada a participação de um membro suplente da Comissão de Seleção. Esta convocação será registrada em ATA firmada pelos avaliadores presentes.

A SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos solicitarão inscrição e encaminharão documentos em PDF exclusivamente via internet pelo sistema eletrônico de processos seletivos da UFRN através do SIGAA, no endereço:
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto (na opção Processos Seletivos – STRICTO SENSU, clicar no link do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento). Os arquivos enviados precisam ter tamanho máximo de 10MB, visto que esse é o máximo suportado pelo sistema No processo de solicitação de inscrição os documentos à serem anexados serão:

Para os candidatos vinculados às instituições conveniadas:
a) Declaração Funcional (modelo disponibilizado pela instituição de origem);
b) Termo de Compromisso assinado (modelo disponibilizado pela instituição de origem/Anexo I);
c) Documento de autorização formal assinado pela chefia imediata (modelo do Anexo II);
d) Cópia do Diploma de Graduação;
e) Cópia do Documento de Identificação;
f) Cópia do Anteprojeto de Trabalho Final de Curso, sem identificação do candidato para avaliação às cegas;
g) Documento, sem identificação do candidato para avaliação às cegas, contendo o título, resumo e palavras chaves do Anteprojeto;
h) Cópia do Currículo Lattes atualizado contendo indicação de trabalhos apresentados em eventos, artigos publicados em periódico científico e produções técnicas.

Para os candidatos de livre demanda:
a) Cópia do Diploma de Graduação;
b) Cópia do Documento de Identificação;
c) Cópia do Anteprojeto de Trabalho Final de Curso, sem identificação do candidato para avaliação às cegas;
d) Documento, sem identificação do candidato para avaliação às cegas, contendo o título, resumo e palavras chaves do Anteprojeto;
e) Cópia do Currículo Lattes atualizado contendo indicação de trabalhos apresentados em eventos, artigos publicados em periódico científico e produções técnicas.
A falta de qualquer um dos documentos listados neste edital levará ao indeferimento da solicitação de inscrição. O candidato será o único responsável pela conferência dos seus documentos no momento da solicitação de inscrição.
O candidato deverá apresentar cópia digital, LEGÍVEL, SEM RASURAS e EM POSIÇÃO DE LEITURA dos documentos listados. Caso seja feita mais de uma solicitação de inscrição, será considerada apenas a última solicitação recebida dentro do período de inscrição. Nenhum documento poderá ser anexado ou substituído após o prazo definido em Edital para encaminhar a solicitação de inscrição.
Conforme disposto no Regimento do PPGIC a entrega dos certificados de comprovação de proficiência de línguas estrangeiras ocorrerá no prazo máximo de 12 (doze) meses, contados a partir do ingresso do aluno no Programa para obter a aprovação no referido exame. 

DO CRONOGRAMA

O Cronograma do processo seletivo obedecerá às seguintes atividades e datas:

O resultado de cada etapa do Processo Seletivo será inserido como documento PDF e informado por notícia na área do candidato pela página eletrônica do Processo Seletivo através do SIGAA ( http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf ) e estará disponível ainda na página do Programa (http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgic).

O candidato é responsável por acompanhar as etapas conforme dispostas no cronograma por meio pela página do candidato ou pela página do Programa no SIGAA UFRN.

Inscrições para processo seletivo 13/07/2021 a 23/08/2021

RECURSOS

Ao resultado de cada uma das etapas do processo seletivo, caberá recurso devidamente fundamentado, no prazo previsto pelo Edital e registrado no Sistema de Processo Seletivo pelo SIGAA. Na hipótese do recurso não ser analisado e decidido antes da etapa subsequente, fica assegurado ao candidato a participação na mesma sub judice. Em caso de indeferimento, a participação na(s) etapa(s) subsequente(s) ao recurso interposto será devidamente cancelada.
Caso o candidato queira interpor recurso deve acessar o endereço eletrônico específico (
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/home.jsf ) e seguir o caminho > Stricto sensu > Área do candidato.
Observe que no primeiro acesso o candidato deverá cadastrar uma senha.
Não serão aceitos pedidos de reconsideração ao recurso, recursos submetidos após a data definida em edital, recursos que não sejam relacionados à etapa corrente do processo seletivo, ou que não sejam encaminhados pelo sistema eletrônico de processo seletivo da UFRN, o SIGAA.

MATRÍCULAS

Para efetivação da matrícula os candidatos aprovados deverão confirmar interesse na vaga e que irão fazer o mestrado no PPGIC até às 18 horas do dia 17/10/2021 pelo e-mail: mestrado.ppgic@gmail.com indicando no assunto “Interesse em Matrícula no PPGIC”. O candidato aprovado ao manifestar interesse na vaga deve anexar junto à mensagem de e-mail que comprova seu interesse no curso, os seguintes documentos:
a) Documento de Identidade, CPF e Certidão de Quitação Eleitoral;
b) Prova de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
c) Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação (CEE) ou Certidão equivalente.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
a) A não participação em quaisquer etapas do processo de seleção ocasionará a eliminação definitiva do candidato.
b) Considerando a situação de saúde pública causada pela Pandemia de COVID-19, o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento observando as recomendações das autoridades sanitárias locais bem como as orientações da Reitoria da UFRN poderá oferecer as disciplinas no formato de ensino remoto emergencial enquanto durarem as recomendações para o distanciamento social.
c) Aos concluintes do Curso de Mestrado será outorgado o título de Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento;
d)A solicitação de inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste Edital, e nos comunicados já emitidos ou que vierem a ser tornados públicos. Também a efetivação da matrícula por parte do candidato implica a aceitação das normas, regulamentos e regimentos da pós- graduação da UFRN e do PPGIC;
e)Em caso de dúvida, o candidato pode contatar a Secretaria Administrativa pelo endereço 
mestrado.ppgic@gmail.com
f) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção do PPGIC.

edital completo:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

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