Programa de Pós-Graduação em Educação EM Ciências e Matemáticas (PPGECM), em nível de Mestrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
EDITAL n.º 1/2021- PPGECM-IEMCI-UFPA

Processo de Seleção para o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em nível de MESTRADO para ingresso no 1º Semestre de 2022.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no uso de suas atribuições legais e em conformidade com decisões colegiadas, em reunião do PPGECM, do dia 22 de outubro de 2021 que aprovou o Processo de Seleção para ingresso de discentes para o 1º semestre de 2022, torna público o presente Edital para a seleção de candidatos ao curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas. Os candidatos devem estar cientes do Regimento do PPGECM sobre questões específicas do funcionamento do curso (RESOLUÇÃO N.4.998/2017,
disponível no seguinte endereço:
https://bit.ly/Regimento_PPGECM).

SOBRE O PPGECM

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) é uma das subunidades do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), da Universidade Federal do Pará (UFPA). O PPGECM visa oferecer oportunidade de estudos e pesquisas sobre os fundamentos atuais relacionados à área de Ensino de Ciências e Matemática (pertencente a Área 46 – Ensino, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)), avaliando as contribuições dessas pesquisas na formação de professores, estabelecendo uma relação dialogada entre produção científica e sua disseminação no contexto social e escolar.

Atualmente o PPGECM possui cursos em nível de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, com duração de 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) meses, respectivamente, estando organizado em 2 (duas) áreas de concentração e 5 (cinco) linhas de pesquisa, a seguir descritos.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E VINCULAÇÃO DOCENTE

I) Áreas de Concentração:

a) Educação em Ciências; b) Educação Matemática. As áreas de concentração contêm 5 (cinco) linhas de pesquisas, integradas entre si, de forma interdisciplinar, tanto no que concerne aos projetos de pesquisa como às conexões de trabalho e produção científica dos pesquisadores do programa.

II) Linhas de pesquisa e respectivos docentes vinculados (docentes permanentes, colaboradores e visitantes):

a) Didática e Formação Docente. Desenvolve pesquisas concernentes à didática e à formação de professores, tais como a Didática da Matemática, Linguagens e Ensino de Ciências e Matemáticas, bem como modelos e movimentos de transformação de professores no âmbito da formação inicial e continuada e do desenvolvimento profissional e da auto formação, considerando práticas docentes e histórias (auto)biográficas, investigações referentes às relações entre Neurociências e Educação, com enfoque na aprendizagem de Ciências e Matemática.

b) Linguagens e Práticas Docentes.
Desenvolve investigações que englobam temáticas sobre práticas matemáticas e/ou socioculturais à luz de perspectivas filosóficas, sociológicas, epistemológicas e didáticas. Incluem estudos relativos à linguagem e seu papel na aprendizagem e no ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade, e suas relações com outras ciências. Docentes vinculados: Elizabeth Gomes Souza; e Paulo Vilhena da Silva.

c) Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação. Investiga aspectos da Educação em Ciências e Matemática, ligados às relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e em particular às suas implicações na Educação Básica e Superior, envolvendo a formação docente e os processos de aprendizagem, suas relações com conceitos científicos, assim como os artefatos tecnológicos, que incluem os recursos computacionais e os temas socialmente relevantes, como as questões ambientais e a sustentabilidade. Docentes vinculados: Ana Cristina Almeida Pimentel; Danilo Teixeira Alves; João Manoel da Silva Malheiro; Maria Ataid e Malcher; e Nádia Magalhães da Silva Freitas.

d) Docência e Diversidade. Focaliza pesquisa em Educação em Ciências e Matemática relacionadas à cultura e
diversidade, formação de professores na dimensão epistemológica da diferença e inclusão. A ênfase é dada às discussões sobre diversidade, desigualdade social, questões étnico raciais, educação indígena, histórias de tradição oral, ensino e aprendizagem e avaliação na Educação Básica, formação de professores para ensino e aprendizagem na perspectiva da diferença. Docentes vinculados: António Manuel Águas Borralho; Carlos Aldemir Farias da Silva; Elielson Ribeiro de Sales; Isabel Cristina Rodrigues de Lucena; e Wilma de Nazaré Baia Coelho.

e) História, Filosofia e Estudos Culturais. Discute contribuições da História e da Filosofia das Ciências e da Matemática na compreensão das relações entre saberes científicos e matemáticos em suas conformações históricas e culturais. Examinam-se aspectos do ensino e da pesquisa científica, dos fundamentos epistemológicos da Matemática e das Ciências Físicas e Biológicas, da crítica contemporânea à produtividade científica e das relações entre Ciências, Matemática, Educação e Cultura. Docentes vinculados: Eduardo Paiva de Pontes Vieira; Iran Abreu Mendes; João Cláudio Brandemberg Quaresma; José Jerônimo de Alencar Alves; e Silvia Nogueira Chaves. Mais informações sobre a vinculação docente estão disponíveis na página eletrônica do PPGECM:
https://ppgecm.propesp.ufpa.br/index.php/br/programa/areas-de-concentracaoe-linhas-de-pesquisa.

DAS VAGAS

São ofertadas 12 (doze) vagas para o curso de MESTRADO, distribuídas da seguinte maneira: 80% para ampla concorrência e 20% para vagas suplementares que visematender as políticas de ações afirmativas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiências, em conformidade com o Decreto nº. 9.034, de 20 de abril de 2017 (disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9034.htm), e a Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014 (disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm).

A listagem de docentes vinculadas ao PPGECM com disponibilidade de vaga para orientação no curso de MESTRADO, aos aprovados e classificados neste Processo Seletivo, está disponível no Anexo I deste Edital.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições no Processo Seletivo serão realizadas no período de 16 a 30 de novembro de 2021, exclusivamente pelo endereço eletrônico (via SIGAA) disponível, a partir do dia 16 de novembro de 2021, em: https://bit.ly/psppgecm2021, observadas as orientações indicadas no Anexo III deste Edital, seguindo o horário de Belém-PA-Brasil.

DO CRONOGRAMA

As datas de realização das inscrições, das Etapas de avaliação do Processo Seletivo, bem como da divulgação dos resultados do processo, devem ser observadas no Anexo III deste Edital.

É obrigatório o cumprimento das datas e horários especificados para as atividades do Processo Seletivo, conforme consta no Anexo III deste Edital, sob pena de eliminação do candidato.

DOS RECURSOS

É facultado ao candidato, pessoalmente ou por procurador com poderes específicos,  interpor recurso destinado ao Processo Seletivo regido por este Edital, no prazo de 2 (dois) dias úteis da divulgação dos resultados, exclusivamente, por e-mail (ppgecm@ufpa.br).

O arquivo do recurso deverá estar em formato PDF, identificado com o nome completo e CPF do candidato e a Etapa a que se refere o recurso (modelo de recurso no Anexo XI).

O recurso será dirigido à Comissão Organizadora do Processo Seletivo, que o encaminhará à Comissão Examinadora, a quem compete julgá-lo.

O recurso interposto fora do prazo definido no subitem 9.1 deste Edital ou que não contenha fundamentação do pedido a respeito do fato ou do ato contestado não será considerado e receberá indeferimento liminar deste ato, não cabendo novo recurso.

No resultado final de cada Etapa avaliativa constará o resultado ao recurso, que poderá ser deferido ou indeferido, não cabendo novo recurso

DAS BOLSAS DE ESTUDO

Caso sejam disponibilizadas bolsas de estudo para MESTRADO, estas serão destinadas aos candidatos aprovados, observando-se as normas definidas pelas agências de fomento e a Resolução nº 3.870/2009 (PROPESP-UFPA). A distribuição deve ser deliberada pela Comissão de Bolsas a ser instituída pela Coordenação do PPGECM. A aprovação e classificação no Processo Seletivo não implica em concessão de bolsa de estudo.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas do Processo de Seleção contidas neste Edital, seus anexos e em outros comunicados a serem publicados.

O Regimento do PPGECM (https://bit.ly/Regimento_PPGECM) exige dos alunos dedicação de tempo integral às atividades do curso.

Será desclassificado e automaticamente excluído do Processo Seletivo o candidato que apresentar documentos falsos; não comparecer a quaisquer das Etapas da Seleção nas datas e horários previstos (Anexo III) e/ou não entregar a documentação solicitada.

As matrículas dos candidatos aprovados e classificados no PPGECM estão previstas para março de 2022.

Casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo e pelo Colegiado do PPGECM-IEMCI-IUFPA.

edital completo

https://www.ppgecm.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/editais/ps2021_2022/Edital_PPGECM_Mestrado_2021_2022.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Olá, visitante

Compre seu teste hoje!

Pesquisar
Close this search box.

Busca