A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, no uso de suas atribuições, torna público o Edital de seleção interna para bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior para saída entre abril de 2023 a dezembro de 2023 no âmbito do EDITAL CAPES PRINT, visando à distribuição entre os Programas de PósGraduação participantes do Programa Institucional de Internacionalização – PRINT/UFBA.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Este edital regulamenta o processo seletivo de distribuição de bolsas na modalidade sanduíche, disponibilizadas entre os Programas de Pós-Graduação participantes do Programa Institucional de Internacionalização –PRINT/UFBA.
As bolsas de doutorado sanduíche, financiadas pela CAPES, serão concedidas a doutorandos vinculados aos programas de pós-graduação da UFBA participantes do CAPES/PRINT.
A concessão da bolsa estarácondicionada ao cumprimento das regras e cronogramasestabelecidos pela CAPES.
Todas as propostas selecionadas pelos Colegiados dos Programas de Pós-Graduação deverão estar associadas aos temas e países de destino do PRINT/UFBA, conforme previsto no Projeto Institucional aprovado pela CAPES, disponível na página www.capesprint.ufba.br.
Todas as informações, alterações e resultados relativos ao presente Edital serão divulgados na página www.capesprint.ufba.br.
DA INSCRIÇÃO
O coordenador do PPG deverá encaminhar eletronicamente os documentos dos doutorandos selecionados, em PDF, na plataforma SAPI http://www.sapi.ufba.br/:
-Ficha de inscrição disponível na página da www.capesprint.ufba.br;
– Ata do Colegiado de Pós-Graduação homologando o resultado apresentado pela Comissão de Seleção;
-Currículo do Supervisor na instituição no exterio; (novo);
– Declaração de aprovação dos candidatos em exame de qualificação ou de aprovação do projeto de tese assinada pelo/a Coordenador/a do Colegiado de Pós-Graduação;
– Declaração da instituição de destino, impressa em papel timbrado, datada e assinada pelo/a coorientador/a estrangeiro/a, aprovando o plano de pesquisa, identificando o título do projeto e o período de permanência do/a Doutorando/a, explicitando o mês e o ano de início e término do estágio.
– Declaração do/a orientador/a brasileiro/a, em papel timbrado, evidenciando: a previsão de defesa da tese do/a candidato/a, confirmando que o retorno do bolsista ao Brasil ocorrerá em período não inferior a 6 (seis) meses para a defesa da tese, incluindo justificativa do benefício acadêmico-científico esperado com o estágio, e a necessidade do estágio no exterior para realização da pesquisa, bem como demonstrando, preferencialmente, resultados formais derivados da interação técnico-científica com o/a coorientador na Instituição de destino no exterior.
– Plano de pesquisa com, no máximo, 10 (dez) páginas, incluindo os seguintes itens:
– Resumo do projeto em português e inglês, evidenciando os objetivos e as metas que poderão ser alcançadas, área de conhecimento e a instituição estrangeira;
– Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e a relevância do projeto proposto;
– Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo;
– A metodologia que será empregada para o desenvolvimento do projeto;
– Descrição da infraestrutura disponível, na instituição estrangeira, para a realização do projeto;
– Cronograma das atividades;
– Resultados específicos que poderão ser obtidos com o desenvolvimento da proposta;
– Potencial para o estabelecimento de redes de pesquisa eeducação;
– Projetos que envolvam pesquisas com seres humanos e/ou animais e que exijam apreciação dos Comitês de Ética deverão anexar aprovação referente aos temas envolvidos;
– Referências bibliográficas que evidenciem o estado da arte do projeto apresentado.
CRONOGRAMA
Para língua inglesa:
a) TOEFL IBT – Internet-BasedTesting: mínimo de 71 pontos,validade de 2 (dois)anos;
b) TOEFL ITP – Institutional Testing Program: mínimo de 527 pontos, validade de 2 (dois) anos;
edital completo