A regulamentação para o ensino bilíngue traz requisitos que o TOEFL ITP atende como uma ferramenta de comprovação de nível de proficiência em inglês.
Em 2020 foi publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) o documento de Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Plurilíngue no Brasil, estabelecendo a regulamentação ensino plurilíngue no Brasil, que inclui escolas bilíngues e internacionais. O artigo trouxe muitas novidades e regras para este mercado, e apenas as escolas que se enquadrarem nestas diretrizes poderão se chamar efetivamente de escolas bilíngues.
As determinações foram aprovadas pela CNE, mas ainda não estão vigentes, pois não foram homologadas pelo Ministério da Educação. No entanto, esse momento está próximo e as escolas que já se preparam para a adaptação estarão um passo à frente das demais. O TOEFL ITP segue como uma ferramenta importantíssima para as escolas nesse cenário de ensino de língua inglesa no Brasil. Veja a seguir informações importantes nessa mudança.
O mercado bilíngue no Brasil
O Censo Escolar de 2018 constatou que cerca de 3% das escolas particulares no Brasil oferecem alguma modalidade de ensino bilíngue. Isso quer dizer aproximadamente 1.200 instituições, e pode compreender entre 270 mil e 360 mil estudantes. Comparado a outros países da América Latina, o Brasil é o país que tem a menor oferta desta modalidade de ensino.
Embora a oferta seja relativamente menor, o Brasil tem grande potencial de crescimento. Segundo a ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue), houve um aumento de 6 a 10% no segmento nos últimos anos. Com a globalização e o mercado cada vez mais forte e competitivo, as escolas que investirem primeiro nas mudanças se destacarão no futuro.
Confira o resumo de algumas mudanças
A BNCC deve ser o arcabouço para o desenvolvimento do currículo da escola bilíngue.
A escola deve prover currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução.
Escolas que oferecem todas as etapas de educação (Infantil, Fundamental e Médio) devem ter projeto pedagógico bilíngue para todas as etapas.
Carga horária: na Educação Infantil e no Ensino Fundamental o tempo de instrução na língua adicional deve ir de 30% a 50% das atividades curriculares. No Ensino Médio, no mínimo 20%.
O ensino bilíngue deve ser oferecido a todos os estudantes da escola.
Formação dos professores: devem ser graduados ou em formação iniciada em até 2021.
Para atuar no Infantil e Fundamental 1: Graduação em Pedagogia ou Letras, nível de proficiência mínima B2 e ter formação complementar em Ensino Bilíngue (curso de extensão de 120 horas, mestrado ou doutorado).
Para atuar no Fundamental 2 e Ensino Médio: Graduação em Letras ou Licenciatura correspondente à área de atuação.
Organização Curricular: deverá incluir disciplinas da BNCC exclusivamente ministradas na segunda língua de instrução.
Avaliação: até o término do 6º ano do Ensino Fundamental, espera-se que 80% dos estudantes atinjam nível de proficiência mínima de nível A2. Até o término do 9º ano, B1, e até o término da 3ª série do Ensino Médio, B2.
O documento também recomenda a criação ou adoção de padrões de avaliação e certificação de proficiência para docentes e estudantes.
Como o TOEFL pode ajudar?
Para implementar as mudanças sugeridas pelo MEC, principalmente quanto à formação de professores, avaliações e adoção de padrões de avaliação de proficiência, a ferramenta mais confiável, acessível e prática é o TOEFL ITP.
O TOEFL ITP é usado por milhares de universidades ao redor do mundo para aferir o nível de proficiência de alunos e professores, mas seu valor real não está só em aferir o nível, e sim pelo que ele proporciona. Nivelamento, monitoramento do progresso e da eficiência de um curso, prova de conclusão de curso e diversos outros usos. Tudo isso com o padrão CEFR, também utilizado pelo MEC para estabelecer as metas.
Entre em contato conosco através do e-mail comercial@toeflbr.com.br para saber mais sobre os benefícios e vantagens que o TOEFL ITP pode trazer para sua escola, professores e alunos.