INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA ESCOLA NACIONAL DE
CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS
Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
APRESENTAÇÃO
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a primeira escola de Estatística do país. Fundada em 1953, oferece desde então o Curso de Bacharelado em Estatística, mais antigo em funcionamento no Brasil. Desde 1984, a ENCE oferece cursos de Pós-Graduação lato sensu e criou, em 1998, o Mestrado stricto sensu em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. A partir de 2014, o Programa foi reformulado, iniciou também o curso de doutorado e passou a ser denominado Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas.
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da ENCE, composto pelos cursos de Mestrado e Doutorado, tem por objetivo promover a formação de pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.
Para alcançar os objetivos de ensino e assegurar uma perspectiva articulada à pesquisa, as(os) alunas(os) formados pelo Programa têm um núcleo comum de formação teórica e metodológica em temáticas sobre estudos populacionais, dinâmica do território, estatística social e metodologia da pesquisa científica. Além dessa formação a(o) aluna(o) deve cursar disciplinas optativas com foco em uma das duas linhas de pesquisa, as quais que deverão estar vinculadas ao seu tema de desenvolvimento da dissertação ou tese, mas também cursar disciplinas na outra linha de pesquisa, assegurando assim uma formação sólida e abrangente.
A temática do curso compreende a interface entre População, Território e Estatísticas Públicas. Essa se justifica em função da inserção da ENCE no IBGE, das áreas de atuação em pesquisa do corpo docente da Escola, da articulação entre as atividades de pesquisa com a prática da produção e análise de informações, e da grande demanda por pesquisadores e profissionais dessa área de conhecimento.
O Programa insere-se na grande área de Ciências Sociais Aplicadas da Capes, especificamente na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia, subárea de Demografia. Os cursos têm nota 4 no sistema oficial de avaliação dos programas de pós-graduação da Capes, o que atesta a qualidade de seu corpo docente, e a consistência e atualidade de suas linhas de ensino e pesquisa. Cabe destacar ainda que o programa está aberto a candidatos(as) estrangeiros(as).
Nota: As aulas do programa são presenciais. Em 2021, devido à pandemia de COVID-19, essas estão sendo ministradas de forma remota e síncrona.
LINHAS DE PESQUISA
O Mestrado e o Doutorado estão estruturados em torno de duas linhas de pesquisa, especificadas a seguir, que direcionam os projetos de pesquisa, as dissertações e as teses.
• População, Território e Condições de Vida: Essa linha tem como foco o estudo da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Inclui a utilização de indicadores e o emprego de métodos e modelos para análise da dinâmica populacional e territorial e das condições de vida, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. Explora as bases de dados existentes e realiza levantamentos de informações quantitativas e qualitativas, considerando os aspectos conceituais e metodológicos e respeitando os limites das fontes utilizadas.
• Produção de Estatísticas Públicas: Essa linha tem como foco o estudo de questões ligadas ao planejamento e à condução de levantamentos como censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas que retratem o estado e a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população. Inclui o desenvolvimento, a análise e a avaliação de métodos e modelos que contribuam para o avanço da produção de estatísticas públicas, da construção de indicadores e de sistemas de indicadores.
ESTRUTURA DOS CURSOS
Os Cursos exigem dedicação integral. O ano letivo tem início no mês de março de cada ano e desenvolve-se em quatro períodos letivos: março a maio, junho a setembro, setembro a dezembro, e janeiro e fevereiro do ano seguinte. A 25ª turma do Mestrado e a 8ª turma do Doutorado terão início em março de 2022.
No Mestrado, a(o) aluna(o) deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano de matrícula no curso ao desenvolvimento da dissertação. O prazo regular para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso de Mestrado.
No Doutorado, a(o) aluna(o) deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 24 meses e dedicar os dois anos restantes do curso à preparação para o Exame de Qualificação e ao desenvolvimento da tese. O prazo regular para defesa de tese é de 48 meses a partir do início do curso de Doutorado.
MATRIZ DE DISCIPLINAS
O elenco de todas as disciplinas, obrigatórias e optativas, está relacionado no Quadro 1. As ementas de todas as disciplinas da pós-graduação podem ser encontradas no site da ENCE: http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/mestrado-e doutorado/posgradapresentacao/posgradmestrado-gradecurricular.
NÚMERO DE VAGAS, BOLSAS E AUXÍLIOS
O programa oferece 20 (vinte) vagas anualmente para o Mestrado e 10 (dez) vagas para o Doutorado e conta com bolsas de estudo CAPES e IBGE a serem concedidas a alunas e alunos (conforme disponibilidade orçamentária) que não possuam remuneração por vínculo empregatício, aposentadoria ou pensões. A seleção de bolsistas é feita de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo. As bolsas podem ser concedidas por no máximo 24 meses para alunas(os) de Mestrado e 48 meses para alunas(os) de Doutorado, contabilizadas outras concessões de mesmo
nível.
Observação: O processo seletivo será único, tanto para brasileiras(os) como para estrangeiras(os).
CORPO DOCENTE
A lista de professoras(es) do corpo docente do programa está disponível em: http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/mestrado-e-doutorado/posgrad-mestrado-corpodocente , onde podem ser consultados os links do CV Lattes com a produção acadêmica de todas(os) as(os) professoras(es).
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser realizadas no período de 25 de agosto a 27 de setembro de 2021 até as 23:59h (horário de Brasília).
Procedimentos para inscrição:
a) A inscrição será realizada exclusivamente pela Internet;
b) A(o) candidata(o) deverá acessar o site da ENCE e realizar sua inscrição no Processo seletivo 2022 do Programa de Mestrado e Doutorado. Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido neste edital;
c) O sistema solicitará o cadastramento de um e-mail e, a seguir, a(o) candidata(o) deverá aguardar o recebimento de um e-mail com um link para realizar a sua inscrição;
d) Ao acessar este link, a(o) candidata(o) deverá preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação listada neste edital (todos os documentos devem ser carregados em um único arquivo em formato PDF, de no máximo 20 Mb) na ordem disposta no item “documentação necessária”.
e) A inscrição somente será válida após o preenchimento completo do formulário eletrônico pela(o) candidata(o) e o carregamento do arquivo único em PDF contendo todos os documentos, na ordem disposta no item “documentação necessária” na plataforma online;
f) As inscrições deferidas (com documentação completa) serão divulgadas no dia 08 de outubro.
PROCESSO DE SELEÇÃO
Todo o processo seletivo de 2022 para o Programa de Pós-graduação da ENCE/IBGE ocorrerá remotamente, através do uso de ferramentas de informação e comunicação on-line. O processo seletivo compreende três partes, aqui denominadas P1, P2 e P3, sendo:
– (P1) Verificação da adequação documental;
– (P2) Avaliação documental;
– (P3) Avaliação individual por videoconferência.
(P1). Caráter eliminatório, sem pontuação: Verificação da adequação documental. A(O) candidata(o) que enviar qualquer informação em desacordo com as condições estabelecidas neste Edital terá sua inscrição indeferida.
Resultado das inscrições deferidas: 08 de outubro de 2021.
Prazo para recurso da P1, devidamente fundamentado e encaminhado por e-mail para secretaria.cpgence@ibge.gov.br, até às 23:59 horas de 13 de outubro de 2021. Resultados da apreciação dos recursos: 15 de outubro de 2021.
INFORMAÇÕES
Informações complementares podem ser solicitadas pelo e-mail secretaria.cpgence@ibge.gov.br
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106, sala 109
Bairro de Fátima – Rio de Janeiro – RJ
CEP – 20231-050
Site: http://www.ence.ibge.gov.br/index.php/mestrado-e-doutorado/posgradapresentacao
edital completo
https://ence.ibge.gov.br/images/processo_seletivo/Edital__selecao_mestrado_doutorado_2022.pdf