UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
PROCESSO DE SELEÇÃO – Doutorado Fluxo Contínuo.
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA)/CCS/UFRN no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o processo seletivo para ingresso no curso Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, conforme os termos do presente Edital e em consonância com a Portaria Nº 20/2020 da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFRN que, em face dos efeitos da Pandemia da COVID-19 e do distanciamento social imperativo, autoriza a realização de processos seletivos nos programas de Pós-graduação, desde que sem etapas presenciais, respeitando as demais normas vigentes.
DAS VAGAS
Serão ofertadas 50(cinquenta) vagas para o curso de Doutorado, as quais serão distribuídas nas linhas de pesquisa, do Programa de Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Destas, 45(quarenta e cinco) vagas serão destinadas para demanda aberta de ampla concorrência. As 05(cinco) vagas adicionais destinam-se à capacitação interna de servidores efetivos ativos do quadro permanente da UFRN em atendimento à Resolução no 197/2013-CONSEPE, Art. 17, § 2o (Programa de Qualificação Institucional da UFRN-PQI. Não há obrigatoriedade de preenchimento das vagas ofertadas, ficando está condicionada ao desempenho dos(as) candidatos(as) no processo seletivo. As cinco vagas destinadas a servidores efetivos poderão ser remanejadas para demanda aberta, caso não sejam preenchidas. Para definição de orientações será considerado o limite máximo na relação alunos/orientador, definido por meio de portaria da CAPES e pelo PPGCSA.
DAS SOLICITAÇÕES DE INSCRIÇÃO
– As inscrições serão solicitadas em fluxo contínuo a partir de15 de Março até 20 de Dezembro de 2021 por meio da página do SIGAA, mediante o preenchimento online do formulário de solicitação de inscrição disponibilizado eletronicamente no sitio eletrônico http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto
-As demandas de inscrições solicitadas serão avaliadas de acordo com o Item 3 do presente Edital;
-Toda a documentação requisitada para solicitar inscrição deve ser inserida eletronicamente durante a solicitação de inscrição no processo seletivo. Serão aceitos documentos apenas em formato PDF.
-Documentação necessária para deferimento da inscrição solicitada:
i. Projeto de Pesquisa, que deve estar vinculado à uma das Linhas de Pesquisa do Programa (disponíveis no site do programa), considerando as orientações para elaboração do projeto de pesquisa disponíveis no Anexo I deste Edital. O projeto não deve conter identificação do candidato/proponentes nem tampouco do pretenso orientador ou orientadora;
ii. Comprovação ou justificativa de onde virão os recursos para execução do projeto de pesquisa.
iii. Comprovação de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do projeto submetido para seleção. Caso o projeto submetido não necessite de aprovação pelo Comitê de Ética, o(a) candidato(a) deverá apresentar documento ou
declaração formal comprovando essa dispensa;
iv. Currículo do(a) candidato(a) cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, com a última atualização realizada no mínimo 30 dias antes da data de solicitação de inscrição, informando no momento da solicitação de inscrição o link
correspondente.
v. Comprovação de artigos científicos publicados em que haja (co)autoria do candidato. Bastando a primeira página do mesmo.
vi. Histórico Escolar de Graduação.
vii. Histórico Escolar de Pós-Graduação, se houver.
viii. Certificados de aprovação de proficiência em línguas estrangeiras, uma para Mestrado (inglês) e duas para doutorado, (inglês–obrigatório, a outra podendo ser francês, espanhol ou alemão) obtidos ou validados por uma instituição pública, nos últimos cinco anos. Caso o candidato não possua este documento no momento da solicitação da inscrição, excepcionalmente devido a pandemia, este requisito poderá ser atendido posteriormente, num prazo máximo de 6 (seis) meses, após aprovação do(a) candidato(a) e ingresso no PPGCSA ou quando da normalidade dos serviços que prestam esta certificação de proficiência em línguas estrangeiras.
ix. Documentos Pessoais do(a) candidato(a), que deverão ser apresentados em arquivo único em PDF:
a. Documento de identificação com foto, que contenha naturalidade e filiação.
b. CPF.
c. Comprovante de Endereço recente;
d. Passaporte e/ou visto de permanência (Para os(as)candidatos(as) estrangeiros no país)
continua…
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
– O Colegiado do programa designará uma Comissão de Seleção composta por professores membros do PPGCSA, responsáveis pelas etapas descritas no item 3.2 deste Edital:
– O processo de seleção ocorrerá de acordo com a demanda de inscrições solicitadas
e obedecendo as seguintes etapas:
1º. Deferimento das inscrições solicitadas, de caráter eliminatório, será realizado pela Coordenação do programa e ocorrerá SOMENTE após a conferência da documentação apresentada prevista no Item 2.4 deste edital, e comprovação da realização do pagamento previsto no Item 2.5. Não serão aceitas solicitações de inscrição sem a documentação requisitada, com apenas parte daqueles documentos que devem ser anexados em frente e verso com documentação incompleta ou que apresentem documentos ilegíveis, inválidos ou ilegítimos. Excepcionalmente, candidatos(as) prestando processo seletivo pela segunda vez consecutiva, por não haver logrado êxito em alguma das etapas do primeiro processo seletivo por ele(a) feito, estarão isentos(as) do pagamento mencionado no item 2.5.
2º. Avaliação de Projeto (AP), de caráter eliminatório, a ser realizado por 3 consultores Ad Hoc selecionados pela Comissão de Seleção.
a. Serão aprovados nesta etapa os(as) candidatos(as) que obtiverem nota
igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero);
b. Os critérios de avaliação nesta etapa encontram-se no AnexoII.
3º. Apresentação Oral de Projeto (AOP), de caráter eliminatório. Na apresentação oral será avaliada a capacidade do(a) candidato(a) de defender a proposta apresentada.
a. Na Apresentação Oral de Projeto (AOP), o(a) candidato(a) será convidado(a) a defender seu projeto em função dos seguintes itens: conhecimento empírico e teórico que fundamenta o projeto, pertinência e exequibilidade, viabilidade dos procedimentos metodológicos assumidos e motivações, interesses acadêmicos e profissionais e impacto da produção estimada para o projeto.
b. Serão aprovados nesta etapa os(as) candidatos(as) que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero);
c. A data e local de apresentação serão informados pela Comissão de Seleção, após deferimento das inscrições, com antecedência de 3(três)dias na forma de notícia pela área do candidato e na página do programa
i. A apresentação oral terá duração de até 10 (dez) minutos
ii. O(A)candidato(a) será argüido por até 15(quinze) minutos.
d. Sugere-se o uso de uma apresentação em Power Point ou similar para esta etapa.
e. Os critérios de avaliação nesta etapa encontram-se no AnexoIII.
f. Excepcionalmente, enquanto durar a pandemia atual, esta apresentação ser remota, informado com 24 horas de antecedência o link da sala ao(a) candidato(a). A audição será pública, exceto para outros candidatos.
g. Todos os candidatos serão arguidos por banca composta pelos mesmos membros da Comissão de Seleção. Antes do início da arguição será registrado em ATA caso haja conflito de interesse na participação de algum
membro na avaliação do candidato. Caso haja, será acionada a participação de um membro suplente da Comissão de Seleção e a ATA será firmada pelos avaliadores presentes.
4º. Análise Desempenho Acadêmico (ADA) dos(as) candidatos(as) conforme pontuação disponibilizada no formulário de inscrição e no Anexo IV .
DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
-O resultado de cada etapa do Processo Seletivo bem como o Resultado Final com a lista dos candidatos(as) aprovados será inserido como documento PDF e informado por notícia na área do(a) candidato(a) na página eletrônica do Processo Seletivo através do SIGAA (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto) e na página do programa (http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgcsa).
– Conforme enunciado no item 3.2, o(a) candidato(a) não classificado(a) tem direito a submeter seu projeto mais UMA VEZ, sem necessidade de realizar nova solicitação de inscrição, dentro da validade do edital.
CADASTRAMENTO E MATRÍCULA
-Os(as) candidatos(as) aprovados no processo seletivo serão convocados para realização do cadastramento e matrícula que serão realizados, após a divulgação final do resultado, na Secretaria do PPGCSa, localizada 2º andar do Prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus da Saúde da UFRN, na Av. Gustavo Cordeiro
de Farias, s/n, Petrópolis, Natal RN, CEP 59.012-570, no horário das 8h30 às 11h30, pessoalmente ou por meio de procurador.
-Excepcionalmente, durante a pandemia, todo o processo será feito online, seguindo orientações enviadas pela Secretaria do PPGCSA.
– Os(as) candidatos(as)aprovados(as)no processo seletivo terão um prazo de até 90 dias após divulgação do resultado para solicitar matrícula no Programa. Findo este prazo, a seleção perderá a validade (Nesse caso, o(a)candidato(a) terá que refazer todo o processo).
– No ato da matrícula o(a)candidato(a) deverá
– Apresentar para conferência os certificados originais de proficiência nas línguas estrangeiras apresentadas na inscrição do processo seletivo,
– Apresentar Diploma de Graduação ou equivalente obtida pelo aluno em um curso reconhecido pelo MEC
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
– A Comissão de Seleção não se responsabiliza por qualquer erro de informação ou omissão no envio de documentos por parte do(a)candidato(a);
– A Coordenação não se responsabiliza por eventuais erros no sistema eletrônico durante o Processo Seletivo, independentemente de sua natureza.
– Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão analisados pela Comissão de Seleção do PPGCSA/UFRN e pelo Colegiado do Programa.
-Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente na Secretaria do PPGCSA via e-mail: ppgcsa@ccs.ufrn.br
– Este Edital entra em vigor na data da sua publicação
edital completo
https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf