UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA
Processo Seletivo PPEC Doutorado 2022.1

Orientações, informações e definição das regras a serem aplicadas para a seleção de candidatos brasileiros e estrangeiros.

 

APRESENTAÇÃO

Este documento objetiva orientar e esclarecer os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) quanto ao seu processo seletivo para alunos a serem ingressos no curso em 2022.1. De uma maneira geral, o processo seletivo visa a identificar os candidatos com maiores potencialidades de desenvolver estudos em nível de pós-graduação stricto sensu. Todas as informações relativas ao processo seletivo, tais como, edital do processo, formulários e modelos solicitados, bem como a divulgação de resultados de aprovados nas fases do processo, e outras informações pertinentes, serão divulgadas pelo site do PPEC(www.ppec.ufba.br).

O PPEC possui uma única área de concentração em seu Curso de Doutorado (Construção Civil e Materiais) e duas linhas de pesquisa com desenvolvimento de projetos nas seguintes áreas temáticas:

1.1. Construção Civil e Materiais
1.1.1. Materiais de Construção
• Design de produtos sustentáveis
• Caracterização e especificação de materiais
• Matrizes cimentícios (Portland, ácido-base, geopoliméricos, etc.)
• Materiais Álcali-ativados
• Revestimento Cerâmico
• Reaproveitamento de resíduos industriais como materiais de construção
• Materiais de origem vegetal
• Corrosão em estruturas e componentes da construção civil
• Análise da Durabilidade e análise do ciclo de vida dos materiais
• Concretos especiais
• Manufatura Aditivada e Impressão 3D
• Materiais com Gradação Funcional

1.1.2. Tecnologia e Gestão das Construções
• Avaliação de desempenho de processos construtivos e inovadores
• Avaliação do ciclo de vida das edificações
• Desempenho de construções de madeiras, polímeros sintéticos e fibras vegetais
• Desenvolvimento de modelos e métodos para gestão integrada de obras: planejamento e controle de obras, custos, segurança e qualidade, com base na produção enxuta
• Proposição de modelos e métodos para gestão sustentável na construção
• Sistemas de medição de desempenho
• Building Information Modelling
• Aplicações de Veículos Aéreos Não Tripulados na gestão de obras

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

O PPEC disponibiliza em sua página a documentação necessária para a instrução dos candidatos e para a sua inscrição como candidato a aluno regular do curso. Os documentos e modelos disponíveis em www.ppec.ufba.br são os seguintes:

Edital do Processo Seletivo – Documento guia do candidato contendo as normas do processo seletivo (este documento). Os documentos ou formulários a serem preenchidos ou carregados via sistema SIGAA (www.sigaa.ufba.br) no ato de sua inscrição são os seguintes:

a) Ficha de Inscrição, com indicação da modalidade de vaga a ser inscrito (ampla concorrência, autodeclarados negro (preto e pardo), autodeclarados indígena, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), e estrangeiros. Para a inscrição deverão ser anexados no sistema SIGAA:

– Uma foto de tamanho 3×4;
– Para candidatos brasileiros: fotocópias de diploma de graduação (frente e verso), histórico escolar de graduação, RG, CPF, comprovante de regularidade com serviço eleitoral e militar;
– Diploma de graduação;
– Diploma ou declaração de homologação de defesa de mestrado ou ata de defesa de seu mestrado ou documento do programa atestando a provável data de defesa de mestrado (em caso de aprovação, só poderão se matricular com aprovação do diploma);
– Para candidatos estrangeiros: fotocópias de diploma de graduação, histórico escolar de graduação, cópia do passaporte;
– Para candidatos a vagas supranumerárias (autodeclarados indígena, quilombola, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), serão exigidos os seguintes documentos, conforme Resolução N. 01/2018 do Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia.

i) Para candidato autodeclarado na modalidade de reserva de vagas para indígena é preciso que seja apresentada cópia do RANI – Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena, reconhecido pela FUNAI, assinada por liderança local;

ii) Para candidato autodeclarado na modalidade de reserva de vagas para Quilombola é preciso que seja apresentada declaração de pertencimento assinada por liderança local ou documento da Fundação Palmares reconhecendo a comunidade como remanescente de quilombo;

iii) Para candidato autodeclarado na modalidade de reserva de vagas para Pessoas com Deficiência é preciso que seja apresentado laudo médico, atestando a condição característica desta modalidade e devidamente ratificado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (NAPE), ligado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE).

– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O boleto bancário deve ser impresso no endereço (http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm) – Inscrição para seleção de Cursos de Pós (Doutorado);

 

b) Currículo Lattes (em pdf), com documentação comprobatória, em arquivos pdf. unificados (ver sugestões de apresentação da documentação comprobatória adiante);

c) Declaração do Empregador para liberação de carga horária, se for o caso;

d) Anteprojeto de pesquisa. Somente serão avaliados os anteprojetos dos candidatos aprovados para a 2a fase do processo seletivo. Apesar disso, os anteprojetos devem ser entregues junto à documentação inicial;

e) Comprovante de proficiência em língua inglesa, de acordo com os requisitos e informações da Tabela 3 deste Edital, se aplicável.

Observação: A documentação listada acima deverá ser apresentada na forma impressa em caso de aprovação final do candidato e antes da matrícula.

  • Prova de Proficiência de Inglês

O exame de proficiência em inglês, etapa obrigatória e eliminatória da segunda fase do Processo Seletivo, será realizado à distância, com duração máxima de 2h (duas horas) e constará da interpretação de um texto escrito fornecido em inglês, com perguntas e respostas em português visando a avaliar a capacidade de compreensão da língua estrangeira. A prova de Inglês será formulada pelo próprio PPEC e aplicada via Google Forms, seguindo as devidas orientações, a saber:

O candidato será desclassificado caso chegue atrasado à prova de inglês, conforme data e horário disponibilizados no site do PPEC.

O candidato será considerado proficiente:
– Se obtiver nota igual ou superior a 8,0 (oito) em exame formulado pelo PPEC /UFBA ou;
– Se obtiver pontuação superior à apresentada na Tabela 2, caso o exame seja aplicado por outra entidade ou departamento habilitado para tal e respaldado pelo PPEC. Neste caso, será dispensado do exame de inglês o candidato que apresentar comprovante de proficiência nessa língua, fornecido por instituição reconhecida internacionalmente e com prazo de validade de dois anos entre a data de realização do teste e a apresentação neste Processo Seletivo. O comprovante de proficiência de inglês deverá ser entregue junto a documentação no ato na inscrição.

Tabela 2. Pontuação necessária para obtenção da proficiência em inglês (doutorado).
Nível CEFR level*   B2   – TOEFL ITP 550

 

 

Vagas e Reservas de Vagas

 

Em 2022.1 o PPEC oferecerá 7 (sete) vagas para candidatos brasileiros e 1 (uma) vaga para candidatos estrangeiros.

Em caso de não preenchimento da vaga destinada aos estrangeiros, esta poderá ser remanejada para candidatos brasileiros, em decisão a ser tomada pelo Colegiado do Curso e de forma não obrigatória.

O número máximo de novos alunos de doutorado oriundos desta seleção em curso, orientados simultaneamente por um professor do curso é 2 (dois). Cada professor do curso somente poderá indicar até 3 (três) candidatos.

Em consonância com a Resolução 01/2018, Art. 13, o acesso do estudante à Pós-graduação dar-se-á por meio de quatro modalidades de vagas, a saber:

I – vagas de Ampla Concorrência: aquelas que não estão submetidas a nenhuma modalidade de reserva de vagas;
II – vagas reservadas para candidatos autodeclarados Negro (pretos e pardos), optantes por esta modalidade;
III – vagas reservadas para candidatos autodeclarados indígena, quilombola, pessoas com deficiência e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis),optantes por esta modalidade; e
IV – vagas para estrangeiros, legisladas por resolução própria, emitida pelo Conselho Acadêmico de Ensino.

Do total de vagas ofertadas, serão asseguradas 30% para autodeclarados negros (pretos e pardos), optantes.

O Programa disponibilizará, no formulário de inscrição online, campo específico para a autodeclaração, conforme estabelecido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);

Ao candidato autodeclarado, que desejar concorrer às vagas reservadas para Negros (pretos e pardos), deverá confirmar sua condição de optante no campo específico do formulário de inscrição online; Na fase final do processo seletivo, as vagas de ampla concorrência serão distribuídas de acordo com a avaliação dos candidatos, sendo atribuídas indistintamente a optantes e não optantes até atingir seu limite máximo; Caso um optante Negro (pretos e pardos) obtenha avaliação que lhe garanta uma das vagas de ampla concorrência, ele não será computado para o preenchimento das vagas reservadas para esta modalidade.

 

CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO – DOUTORADO

Período de inscrição: de 24/09/2021 a 10/01/2022, online.
Obs.: A documentação deve ser apresentada online, por meio do sistema SIGAA UFBA (www.sigaa.ufba.br).
Prova de inglês: 31/01/2022.
Período das arguições sobre o anteprojeto: 02 a 04/02/2022.
Reunião do Colegiado para homologação do resultado: 07/02/2022.
Data de divulgação do resultado final preliminar: 07/02/2022.
Limite para interposição de recurso 2a fase: 09/02/2022.
Divulgação do resultado final após recursos: 11/02/2022.
Período de matrícula para o semestre de 2022.1: a ser divulgado conforme calendário acadêmico da UFBA.

 

INFORMAÇÕES

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – 5º andar
Rua Aristides Novis, 2 – Federação. CEP: 40.210-630 – Salvador – BA
e-mail: [email protected] – site na internet: www.ppec.ufba.br

edital completo

https://sigaa.ufba.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf