PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
PPGICS – ICICT / FIOCRUZ
CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA 2022
CURSO DE DOUTORADO

Exclusiva para Candidatos Brasileiros, Estrangeiros com Visto Permanente e Estrangeiros com
Cidadania Brasileira

 

A Comissão do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (CPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o Doutorado, para admissão no primeiro semestre de 2022.

 

 INTRODUÇÃO

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (PPGICS/ICICT) é a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino no campo da Informação e Comunicação em Saúde, em conformidade com o Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Fundação Oswaldo Cruz.

O programa está organizado em uma área de concentração e duas linhas de pesquisa – Área de concentração:

Configurações e Dinâmicas da Informação e da Comunicação em Saúde- Linhas de pesquisa:

Linha 1: “Produção, Organização e Uso da Informação em Saúde”-  Dedica-se à análise das políticas, modelos, processos e práticas de produção, organização, avaliação e uso da  informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva. A partir de múltiplas perspectivas teóricometodológicas, prioriza-se o estudo de:

Eixo 1 – Regimes de produção, regulação e novas dinâmicas de pesquisa científica em saúde
Eixo 2 – Inquéritos e pesquisas nacionais de saúde
Eixo 3 – Repositórios, ambientes virtuais, redes sociais e sistemas de informação
Eixo 4 – Práticas culturais, técnicas e tecnologias
Eixo 5 – Linguagens, padrões e indicadores
Eixo 6 – Prospecção e estudos métricos em ciência e tecnologia
Eixo 7 – Adequação de métodos que utilizem informações dos sistemas nacionais de informação para avaliar situações de saúde
Eixo 8 – Sistematização e análise das informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento da situação de saúde brasileira e seus determinantes socioambientais

Linha 2: “Informação, Comunicação e Mediações em Saúde” –  Tomando o direito à comunicação como inerente ao direito à saúde, estuda as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, em seus processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais. Dedica-se à discussão conceitual e ao desenvolvimento de metodologias que levem à melhor compreensão da natureza e das características das mediações culturais, sociais, políticas, institucionais e tecnológicas envolvidas em tais processos

 

DAS VAGAS

– O PPGICS disponibilizará 10 (dez) vagas no curso de doutorado em 2022.

– Os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

– Das vagas destinadas ao Doutorado, 20% (vinte por cento) serão providas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência ou negros (pretos e pardos) ou indígenas, sendo 1 (uma) para pessoas indígenas ou negras e 1 (uma) para pessoa com deficiência. As demais vagas serão de livre concorrência.

Em relação à reserva de vagas oferecidas para as ações afirmativas, a presente Chamada Pública atende às orientações contidas na Portaria 6162/2019-PR e na Nota Técnica 02/2020, ambas da Presidência da Fiocruz, bem como na legislação federal aplicada (Lei nº 7.853/1989, Decreto nº 3.298/1999, Lei nº12.764/2012, Decreto nº 5.296/2004, Decreto nº 6.949/2009, Súmula 377 do STJ e Lei nº 12.990/2014).

Entende-se por vagas para ações afirmativas a destinação de vagas específicas para concorrência entre candidatos negros e indígenas e entre pessoas com deficiência, cujo quantitativo é definido pela aplicação de um percentual fixado sobre o total de vagas oferecidas.

 

DO PERFIL DO CANDIDATO

-Poderão se candidatar ao processo de seleção para o Curso de Doutorado os portadores de diploma de curso superior de duração plena, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Ministério da Educação, portadores do título de Mestre.

– Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma ou ata de defesa de dissertação de curso de Mestrado, reconhecido pelo Ministério da Educação. Serão aceitos candidatos com defesa ainda não realizada, a mesma deverá ser realizada em data anterior ao início do curso.

 

REGIME, DURAÇÃO E INÍCIO DO CURSO

– Regime de tempo integral, com duração mínima de 24 meses e máximo de 48 meses.
Os cursos do PPGICS são presenciais. Em virtude das incertezas da pandemia de Covid-19, todas as etapas do presente processo seletivo serão realizadas de forma remota. As atividades acadêmicas seguirão as medidas adotadas pela Fundação Oswaldo Cruz, relacionadas ao ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu, observadas as determinações legais para o enfrentamento da emergência sanitária.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas no período de 11/08 a 23/09/2021 pelo site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), seguindo os links: inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict. O acesso à Plataforma Siga somente é possível pelo navegador Internet Explorer.

No preenchimento do formulário de inscrição on-line, não devem ser preenchidos os campos “Nome do Orientador”, “Ordem de Preferência”, “Plano de Trabalho”, e “Resumo”. O candidato deve assinalar apenas a área de concentração do curso e a linha de pesquisa à qual deseja se filiar.

A inscrição no site da Plataforma SIGA (preenchimento do Formulário de Inscrição + download) deverá ser efetuada impreterivelmente até às 23h do dia 23/09/2021.

 

Documentos exigidos na inscrição:

–  Formulário de inscrição da Plataforma SIGA on-line preenchido, assinado e digitalizado em PDF.

– Cópia em formato PDF do Diploma e Histórico Escolar de Mestrado (admitindo-se, caso não tenha sido emitido diploma de mestrado até a data da inscrição, Cópia da Ata de Defesa do Mestrado ou Declaração do Programa de Pós-Graduação em que o candidato tiver cursado do Mestrado). Para os candidatos que tiverem suas defesas previstas para acontecerem a partir da data do lançamento da presente Chamada Pública, deverão ser encaminhados Cópia do Histórico Escolar Provisório e do Agendamento da Defesa;

– Cópia do Histórico Escolar mestrado, em formato PDF;

– Cópia da Identidade e CPF, em formato PDF;

– Proposta de Pesquisa, de acordo com o item 6.1 desta Chamada Pública, em formato PDF;

– Carta de Apresentação, de acordo com o item 6.2.1 desta Chamada Pública, em formato PDF;

– Currículo criado na Plataforma Lattes do CNPq (http://www.cnpq.br), completo, atualizado e em formato PDF;

– Formulário do Currículo Lattes, que deve ser preenchido no seguinte link até o final do prazo de inscrição: https://forms.gle/Aq1891rrexU4iViL7;

– E-mail digitalizado em PDF com a confirmação do envio do Formulário do Currículo Lattes;

– Comprovante de proficiência em língua inglesa, para dispensa da prova de inglês. Serão aceitos qualquer um dos documentos de proficiência abaixo relacionados, em cópia legível (frente e verso) em formato PDF:

a. TOEFL Internet-Based (iBT), com pontuação mínima de 57 (dentro do prazo de validade de dois anos);
b. TOEFL ITP, com pontuação mínima de 460 (dentro do prazo de validade de dois anos);
c. IELTS, com nota mínima 5,0 (dentro do prazo de validade de dois anos);
d. Certificados do Michigan (ECCE, MTELP, ECP) ou Cambridge (FCE, CAE e CPE);
f. Diploma ou declaração de conclusão de curso regular ou intensivo de inglês em formato PDF, com prazo de validade de até dois anos.

Também poderão solicitar dispensa da prova os candidatos que tenham obtido, no mínimo, nota 6.0 (seis) na prova aplicada para as Turmas 2020 e 2021 do PPGICS. Para solicitar a dispensa, o candidato deverá enviar junto com a documentação de inscrição uma solicitação de dispensa informando o ano que participou da seleção.

 

PROCESSO SELETIVO

Em função da pandemia da Covid-19, excepcionalmente, todas as etapas do processo seletivo serão realizadas por meio remoto, pela plataforma ZOOM, exceto a prova de inglês que será realizada em plataforma EAD da empresa responsável. O candidato será responsável por providenciar o meio de comunicação on-line e por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real.

Ficará, ainda, a cargo do candidato a responsabilidade de testar a conexão com a Secretaria Acadêmica, quando solicitado. O Programa não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato.

Em caso de falha na comunicação on-line por parte do Programa, será remarcado novo horário, obedecendo o período de divulgação dos resultados. Os resultados das etapas serão divulgados pelo número de inscrição do candidato na Plataforma Siga.

Não serão fornecidas informações por telefone.

 

Primeira Etapa – Análise do Pré-Projeto de Pesquisa (eliminatória)

Segunda Etapa – Análise da Carta de Apresentação e Análise do Currículo (eliminatória)

Terceira Etapa – Prova de Inglês (eliminatória)

Quarta Etapa – Arguição (eliminatória)

 

 DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O profissional a ser formado pelo Doutorado terá o título de Doutor em Informação e Comunicação em Saúde.

b) A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas nesta Chamada Pública, não sendo aceita alegação de desconhecimento.

c) O candidato é responsável pelos documentos e informações apresentados em qualquer etapa do processo seletivo, inscrição ou matrícula. A identificação de qualquer falta com a veracidade resultará na desclassificação e, caso ingresse no Mestrado, no desligamento do PPGICS, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.

d) Não serão aceitas inscrições fora do período e horários estabelecidos, quaisquer que sejam as razões alegadas, salvo pelo adiamento oficial do período inicialmente divulgado.

e) É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de comunicados referentes a este processo seletivo no site da Plataforma SIGASS (www.sigass.fiocruz.br) link Inscrição.

f) O resultado de todas as etapas será divulgado pelo número de inscrição.

g) A Comissão de Seleção reserva-se o direito de alterar o calendário, diante de circunstâncias que assim o justifiquem, dando ciência aos interessados, coletivamente, na página do Programa e do Siga.

h) O PPGICS se reserva o direito de corrigir eventuais erros materiais neste instrumento, podendo ainda efetuar alterações nesta Chamada Pública.

i) Os casos omissos na presente Chamada serão resolvidos pela Comissão do Programa de PósGraduação em Informação e Comunicação (CPGICS).

edital completo 

https://ppgics.icict.fiocruz.br/sites/ppgics.icict.fiocruz.br/files/Chamada%20Publica%202022%20Doutorado.pdf